Você tem uma ideia de negócio, investe tempo, dinheiro e sentimentos para dar vida a ela e finalmente a tirar do papel!
VIVA!
Mas, espere aí. Você registrou a sua marca?
Muitas pessoas não veem a urgência de fazer o registro da marca que criaram, principalmente quando tanto já foi gasto com burocracia e impostos para se chegar até esse momento. Mas não o fazer logo no início, pode se mostrar – e frequentemente o é – um tiro no pé.
Tudo que não queremos é mais um gasto, não é verdade? Porém, ao não fazer o registro, a marca simplesmente não é sua e você torna seu empreendimento vulnerável a ser processado e perder a identidade na qual investiu tanto!
Mas como fazer o registro?
O registro da marca é feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que é a instituição que regulamenta esses registros aqui no Brasil. Muitos confundem o registro da marca – que é feito no INPI – com o registro do domínio de site – que pode ser feito no registro.br ou em outras empresas. Registro de marca e registro de domínio de site são coisas completamente diferentes.
O registro de marca é feito por escritórios especializados nesse tipo de serviço, normalmente escritórios de advocacia ou especializados em propriedade intelectual.
As agências de marketing ou agências especializadas em design são responsáveis apenas pela criação da arte e do projeto de identidade visual. As questões burocráticas e pedido de registro devem ser encaminhadas para uma empresa especializada e o ideal é que esse pedido de registro seja feito antes da criação da arte da marca.
Portanto, não perca tempo. A partir do momento em que seu empreendimento ganhar vida, registre a sua marca. E se deseja mais dicas importantes para o seu negócio, fique ligado na MGsites.